Olá, pessoal! Depois de um "longo e tenebroso inverno" (rs!), eis que estou aqui novamente..desde a postagem de "Pequena Abelha", já li vários livros, comprei muitos outros e irei mostrar tudo aqui no blog. Mas antes, vou mostrar algumas coisas que vi, gostei, conheci e comprei na viagem que fiz para Santiago, no Chile.
Nos dias que fiquei lá, apesar de pouco tempo, fiquei encantada com todos os lugares, os passeios, a neve (!), mas principalmente, em como a cultura é valorizada. A cultura local é muito exposta, vendida e reconhecida, e achei isso muito bacana. então, vamos lá:
LA CHASCONA ou A Casa do Pablo Neruda
Esse passeio é em uma das casas que o famoso escritor Pablo Neruda viveu.
A visita é com guia bilíngue (inglês/espanhol) e mostra todas as partes da casa e toda a história da vida do Neruda. É uma pena que dentro da casa é proibido filmar e fotografar, mas segue o link para quem estiver interessado em conhecer mais um pouquinho:
http://www.fundacionneruda.org/es/la-chascona/direccion.html
Lá na casa tem um lojinha (de pirar!), que vende várias coisas dele, desde livros, camisetas, cartões, fotografias, etc. É uma tentação, pois não são baratas, mas comprei algumas coisinhas lá, como postais, caderninho, bótons e um porta-lápis lindo!
 |
Postais |
 |
Caderninho que tem a capa com o nome de vários poemas |
 |
Bótons com trechinhos de poemas |
 |
Porta Lápis |
|
|
|
|
|
Realmente as compras valem muito, é um passeio inesquecível para quem
quer conhecer mais um pouco sobre o Neruda. Mas não acabou aí, ainda
encontrei muito Neruda por lá:
Essa camisa eu comprei em uma feira de artesanato que estava acontecendo no Pátio Bellavista, que é próximo à La Chascona (casa do Neruda) e custou cerca de R$ 30,00.
Outro ACHADO que fiz nessa mesma feira de artesanato, foi esse mini busto do Neruda..achei simplesmente sensacional, muito bem feito! Já está na minha estante..
Por toda a cidade encontramos coisas sobre ele..outra coisa que comprei, foi um quadrinho de cobre, com um trecho de um poema. Além do Neruda, comprei também um quadrinho da escritora Gabriela Místral, também Chilena, mas não achei nenhum museu ou casa dela por lá..pena!
"Me gustas cuando callas porque estas como ausente. Y me oyes desde lejos, y mi voz no te toca. Parece que los ojos se te hubleran volado y parece que un beso te cerrara la boca" (Pablo Neruda)
"Dame la mano y danzaremos, dame la mano y me amarás, como uma sóla flor seremos, como una flor y nada mas." (Gabriela Místral)
Simplesmente lindos, não são?
Continuando as andanças pela cidade e por várias dessas feiras de artesanato, comprei na feira de Santa Lucía essas lindezas para guardar:
Um deles é o POEMA 20 "PUEDO ESCRIBIR LOS VERSOS...", do Neruda e o outro é o poema maravilhoso e emocionante "INSTANTES", do Jorge Luís Borges, que apesar de ser argentino, estava ao lado dos poemas do Neruda e eu não resisti...
Esse poema do Borges é um dos meus preferidos e no próximo post coloco ele aqui, porque vale uma leitura e uma dedicação exclusiva para essas palavras lindas!
Outro passeio legal em Santiago é o Museu Nacional de Bellas Artes, é um lugar lindo, enorme:
Museo Nacional de Bellas Artes:
Lá comprei alguns marcadores de livros, sendo 1 do mapa local e 2 fazendo referência às exposições que estavam em destaque, além de um cartão postal de Santiago (sou colecionadora de marcadores e postais!):
Para acabar essa sensação de compras, vi muitas coisas da MAFALDA por lá, apesar de ser uma criação argentina do Quino, também não poderia deixar passar, afinal, no Brasil as coisas são caras e difíceis de se encontrar e a Mafalda dispensa comentários (ou melhor, merece um post exclusivo detalhando suas tirinhas):
Esse livro é o MAFALDA Inédita, da editora Ediciones de la flor, e são "tiras y dibujos nunca publicados en libro". É claro que essa eu não podia deixar passar, e também custou na faixa de R$38,00..o livro tem 119 páginas e é muito bom..ainda não consegui terminar de ler, pois como é em espanhol, preciso de um dicionário sempre por perto, mas assim que acabar, posto as tirinhas que mais gostei!
Quando estava lá, fiquei sabendo que aconteceu uma exposição interativa da Mafalda por lá, durante o mês de Abril, dias antes de eu ir:
E para finalizar as compras de fofuras de papelaria (que também sou viciada!), seguem algumas fotos de bloquinhos e alguns lápis (da Casa do Pablo Neruda, do Museu de Bellas Artes, e uma coleção de lápis que o Ziraldo fez em homenagem ao Rio de Janeiro (esses eu comprei no Duty Free):
Fofíssimos e práticos, essas cadernetas eu uso para anotar os livros que quero comprar, as indicações que vejo nos blogs e alguns pensamentos que estão soltos na minha cabeça..adoro!
Para finalizar, uma foto da entrada da Biblioteca Nacional de Santiago:
Biblioteca Nacional de Santiago
É isso..é muuuuita coisa para mostrar, mas nos próximos posts vou colocar alguns detalhes que ficaram de fora, atualizar as leituras que fiz nesse tempo e mostrar os livros que comprei!
Bjos e até a próxima!