segunda-feira, 4 de junho de 2012

A arte da imperfeição - Brené Brown

A arte da imperfeição

Livro: A arte da imperfeição - Abandone a pessoa que você acha que deve ser e seja você mesmo
Autora:  Brené Brown
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-010-6
Ano: 2012
Páginas: 184

.:: RECOMENDO ::. Minha Avaliação: ★★★★ -> Muito bom!
Sinopse:
Este importante livro é sobre a jornada de uma vida, deixando de se preocupar com "O que os outros vão pensar?" e acreditando que "Eu sou suficiente". A habilidade ímpar da autora em misturar pesquisa original com relatos faz com que a leitura de A Arte da Imperfeição pareça uma longa e animadora conversa com uma amiga muito sábia que oferece compaixão, sabedoria e ótimos conselhos. A cada dia nos deparamos com uma enxurrada de imagens e mensagens da sociedade e da mídia nos dizendo quem, o que e como devemos ser. Somos levados a acreditar que, se pudéssemos ter um olhar perfeito e levar uma vida perfeita, já não nos sentiríamos inadequados. E se eu não posso manter todas essas bolas no ar? Por que não é todo mundo que trabalha duro e vive às minhas expectativas? O que as pessoas vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando posso parar de provar a mim mesmo? Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown, Ph.D, é uma especialista em vergonha, autenticidade e compartilha a coragem que aprendeu em uma década de pesquisas sobre o poder de viver sinceramente. (Skoob)

" Abandone a pessoa que você acha que deve ser e seja você mesmo".
"Viver plenamente não é uma escolha que se faz uma vez. É um processo. Na verdade, acredito que seja a jornada de uma vida. Meu objetivo é levar consciência e clareza para a constelação de escolhas que levam à Vida Plena e compartilhar aquilo que aprendi com muitas e muitas pessoas que se dedicaram a viver e amar com todo o coração. Antes de embarcar em qualquer jornada, incluíndo esta, é importante conversar sobre o que precisamos levar conosco. O que é necessário para se viver e amar a partir de uma afirmação de valor? Como aceitar a imperfeição? Como cultivar o necessário e abrir mão das coisas que nos prendem?
As respostas a todas essas questões são coragem, compaixão e sintonia, e são as ferramentas das quais precisamos para abrir o caminho em nossa jornada". 
Sobre o autor: 
Brené Brown é Ph.D., pesquisadora, escritora e professora na Universidade de Houston. em 2008, foi nomeada Professora Supervisora de Saúde Comportamental no Conselho de Álcool e Drogas de Houston. O trabalho de Brené Brown já foi apresentado no programa da Oprah Winfrey e artigos seus foram publicados nas revistas Self e Elle e em muitas outras nos EUA. Você pode saber mais sobre Brené Brown e sua pesquisa visitando www.brenebrown.com ou seu blog: www.ordinarycourage.com
 
Considerações:


Conheci o livro pela seção de lançamentos da livraria Saraiva, e apesar de estar catalogado como autoajuda, a capa de chamou a atenção e resolvi comprar. Mesmo não tendo o hábito de ler esse tipo de livro, estava em um dia voltado para ler alguma coisa que deixasse uma mensagem positiva e animasse o dia.
Comecei a folhear o  livro e já no início a autora faz um "esqueleto" da obra, explicando o seu trabalho de pesquisadora e revelando que o livro é o resultado das suas conclusões.
Há uma introdução sobre o que é viver plenamente, os dons da imperfeição, os poderes da coragem, compaixão, sintonia, do amor, do pertencimento, de ser suficiente e as coisas que atrapalham. 
O livro é dividido em 10 orientações:
1- Cultivando a autenticidade
2- Cultivando a autocompaixão
3- Cultivando um espírito resiliente
4- Cultivando gratidão e alegria
5- Cultivando intuição e confiando na fé
6- Cultivando a criatividade
7- Cultivando brincadeiras e descanso
8- Cultivando calma e tranquilidade
9- Cultivando um trabalho significativo
10- Cultivando riso, música e dança 

Nessas orientações, apesar de ser um pouco repetitiva, além de pontos para nos deixar refletir, a autora conta casos, inclusive pessoais e relata experiências de sua pesquisa e nos faz pensar, e muito, nas pequenas coisas do cotidiano e em como aceitar as nossas imperfeições.

Alguns trechos mereceram destaque e vou compartilhar os meus preferidos:

"Foi só recentemente que aprendi que minimizar as coisas emocionantes não diminui a dor quando elas não acontecem, mas diminui a alegria quando elas efetivamente acontecem".

"Só conseguimos pertencer quando oferecemos nosso eu autêntico e somos aceitos pelo que somos".

"Quanto a mim, não quero alguém que só diz que me ama; quero alguém que pratique amor por mim todos os dias". 

"Além do medo de desapontar as pessoas ou afastá-las com nossas histórias, também receamos que, ao contarmos nossas histórias, o peso de nossa experiência desabará sobre nós. Existe um medo real de que possamos ser enterrados ou definidos por uma experiência que, na verdade, é apenas um fragmento do que nós somos".

"Quando alguma coisa vergonhosa acontece e nós a mantemos abafada, ela apodrece e cresce. Ela nos consome".

"Há uma rachadura em tudo. É assim que a luz entra" (citação de Leonard Cohen) 

Esse livro nos fazer refletir, nos faz sentir a leveza de pequenas coisas e sim, ele mudou para a melhor a minha vida. Leia você também!

 


5 comentários:

  1. Nossa!Que sensacional! Quero muito ler. Esse e todos os outros que você está indicando. estou anotando tudo. Queria que o tempo para a leitura fosse aumentando com a quantidade de livros que temos para ler. Viveríamos só para isso e seria uma maravilha! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que linda! Obrigada por sempre me apoiar e gostar das minhas leituras..hj eu li uma frase que é muito verdadeira: "Nunca vou parar de comprar livros, nunca vou ler todos os livros que tenho para ler, nunca terei dinheiro, mas sempre terei livros!" Concorda? Rs! Bjoss

      Excluir
  2. Adorei seus comentários. Gosto muito deste tipo de leitura, a gente precisa ser sacudida de vez em quando....pretendo ler!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade..pode não ser o nosso tipo de leitura habitual, mas é sempre válido ler coisas que podem melhorar nosso cotidiano e a maneira de ver a vida..essa leitura é uma dessas! :)

      Excluir
  3. Eu li este livro, gostei muito e ele me ajudou a mudar muitas coisas e me ver de uma forma muito melhor! Recomendo.

    ResponderExcluir